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AlertaDIS

Sobre o projeto

O AlertaDIS é a ferramenta de monitoramento de eventos meteorológicos e das previsões de riscos de interrupções de energia. Foi desenvolvido pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) para a Copel Distribuição (Companhia Paranaense de Energia).

Em 2019 iniciaram o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que buscava implementar um modelo baseado em inteligência artificial que fosse capaz de prever os riscos de interrupções de energia utilizando dados meteorológicos.

Antes do AlertaDIS existir, aconteciam reuniões semanais entre o Simepar e a Copel com o objetivo de analisar os dados de previsão do tempo na tentativa de prever os riscos de interrupção nos municípios. A partir disso eram definidas as escalas de trabalho das equipes de campo que são responsáveis por reparar danos na rede de energia elétrica.

Foram nessas reuniões, muitas vezes repetitivas, que perceberam o quão era necessário uma ferramenta que apresentasse quantas interrupções poderiam ocorrer conforme os dados da previsão do tempo.

Em fevereiro de 2022 tive o primeiro contato com os resultados do P&D e iniciamos o desenvolvimento do AlertaDIS.

O Simepar é especialista em dados meteorológicos, hidrológicos e ambientais e já tinha os dados que a Copel precisava, o meu papel era aplicar métodos de design, envolver as pessoas usuárias e propor uma solução para apresentação desses dados.

Problema

A Copel tinha dificuldade para definir escalas de trabalho e realocar as equipes de acordo com as previsões meteorológicas. Uma decisão inconsistente resultava em equipes sobrecarregadas ou ociosas, gastos desnecessários com hora extra e transbordo de equipes.

Há também uma meta estabelecida pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que monitora o tempo em que o cidadão ficou sem energia elétrica, o não cumprimento desta meta pode resultar na perda da concessão da rede elétrica que pertence ao estado. Além disso, a falta de energia impacta serviços essenciais como hospitais e escolas.

Com as equipes disponíveis na hora e local certos, a população terá a energia elétrica religada o mais rápido possível.

Processo

Preparei um planejamento descrevendo os métodos que eu pretendia aplicar e também o prazo que eu precisaria para concluir as etapas de descoberta. Me reuni com a líder do projeto, apresentei o meu cronograma e alinhamos as expectativas.

01

Imersão

02

Definição

03

Prototipação

01 Imersão

Usei a Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) para organizar e avaliar as informações disponíveis sobre o projeto, os pontos das colunas Suposições e Dúvidas direcionaram a pesquisa com os usuários.

Recrutei 7 participantes que estavam envolvidos diretamente com o problema, conversamos sobre o dia a dia na operação, desafios enfrentados, sentimentos que surgem ao monitorar as equipes em campo e eventos meteorológicos adversos, os dados mais importantes e como o dia deles mudaria se resolvermos o problema.

Descobertas principais

"Erros de previsão causam 2 problemas: se está previsto um evento e não acontece, as equipes ficam ociosas; se acontece um evento que não estava previsto, as equipes ficam sobrecarregadas"

Partipante da pesquisa com 18 anos de Copel, atualmente é supervisor da rede de média tensão

02 Definição

Como resultado da pesquisa com os usuários, defini uma persona, o Jobs To Be Done e também reavaliei e trabalhei na declaração do problema.

Persona

AlertaDIS - Persona

Jobs To Be Done

AlertaDIS - JTBD

Declaração do problema

Operadores, monitores e supervisores do Centro de Operação tem dificuldade para definir escalas de sobreaviso e realocar as equipes de acordo com as previsões meteorológicas. O modelo que prevê desligamentos ajudará a definir escalas de sobreaviso e a realizar transbordos de equipes com antecedência e de forma assertiva para que seja possível religar o cliente o mais rápido possível.

Mapeamento das funcionalidades

Antes de iniciar a prototipação, mapeei todas as funcionalidades previstas para o projeto e avaliei as regras de negócio com os stakeholders. Nesta etapa também defini a arquitetura das informações no sistema.

03 Prototipação

Workshop para geração de ideias

A prototipação das funcionalidades básicas como login e o menu de navegação foi bem tranquila e conseguimos chegar nas soluções rapidamente. Já para a tela inicial da ferramenta, propus a aplicação de um workshop com o objetivo de gerar ideias para a apresentação dos dados mais importantes do projeto - a previsão de interrupções de energia.

9 pessoas participaram do workshop, apresentei o contexto e qual era a necessidade das pessoas que usariam a ferramenta. O método escolhido foi o Crazy 8’s e o objetivo era criar soluções para apresentar os dados de previsão de interrupções.

Prototipação da solução

Responsabilidades nesta etapa:

  • Estruturação do guia de estilos
  • Criação de componentes
  • Responsividade
  • Protótipo navegável
  • Organização do arquivo por sprint

Ferramenta utilizada: Figma

AlertaDIS - Monitoramento
Solução principal

Tela Monitoramento - visualização dos dados de tempo real, para as próximas horas e próximos dias. São dados sobre as possíveis interrupções e informações meteorológicas. A pessoa usuária tem duas opções para consultar os dados, no mapa e no dashboard. É possível também filtrar as regiões e o período de interesse.

Dados históricos

Todos os dados da solução principal podem ser consultados posteriormente na tela de Dados Históricos.

Gestão e preferências

As pessoas usuárias podem definir suas preferências de uso no AlertaDIS e com o perfil de administrador é possível adicionar, remover ou editar usuários da ferramenta.

Responsividade

Para cada tela também foram criadas versões para smartphones e tablets.

Não foi liberada a aplicação de pesquisas de usabilidade para este projeto :(

A equipe e a forma de trabalho

Quem foi envolvido?

Líder e supervisores do centro de operações da Copel, Meteorologistas do Simepar, Líder de projeto, Scrum Master, Desenvolvedores Back-End e Front-End e UX e UI Designers.

O meu papel

Minha responsabilidade como UX Designer do projeto foi de realizar pesquisas com usuários, entender as necessidades do negócio e do projeto, conduzir reuniões com o cliente, mapear funcionalidades, aplicar workshop’s, construir protótipos, preparar apresentações das soluções, escrever histórias de usuário e trabalhar em conjunto com os desenvolvedores.

Validações

Semanalmente levávamos os entregáveis para validação com o líder e supervisores do centro de operações da Copel.

Documentação

Toda documentação do projeto estava concentrada no Figma e no Jira. Eu iniciava a escrita das histórias de usuário enquanto estava prototipando, essa forma de trabalho me ajudava bastante a pensar nos possíveis cenários para cada funcionalidade.

Acompanhamento

Para acompanhar o uso do sistema pelas pessoas usuárias recomendei a configuração do hotjar onde conseguimos acompanhar como a solução está sendo usada e o que pode ser melhorado.

Logo que finalizei minhas atividades mudei de projeto, então não consegui avaliar como está sendo o uso do sistema.

O que eu aprendi com esse projeto?

  • A pesquisa com usuários é relevante inclusive na fase de criação de um novo modelo de dados baseado em inteligência artificial
  • O quanto o projeto é enriquecido com uma equipe multidisciplinar - neste projeto a equipe foi além da TI
  • A qualidade das entregas são altas quando há uma parceria entre designers e desenvolvedores
  • Os prejuízos de eventos meteorológicos severos para a rede de energia elétrica

Obrigada por ler!